Quanto tempo leva para uma tatuagem cicatrizar?

Quanto tempo leva para uma tatuagem cicatrizar?

Quanto tempo leva para uma tatuagem cicatrizar?

Demora 2-3 semanas para uma tatuagem cicatrizar completamente. Durante esse tempo, sua pele faz muitas coisas para curar sua tatuagem – aqui está o que esperar e o que não esperar.

Resumo

  • Mantenha-o limpo com sabão antibacteriano, não esfregue ou coce, cubra com uma leve camada de A&D.
  • Continue a limpeza, mas não mergulhe em uma piscina ou banheira! Continuar usando A&D
  • Não pegue, coce ou descasque as crostas e flocos que estão se formando. Use uma camada leve de loção sem perfume.
  • Voilá! Nova derme! Continue usando loção para ver sua linda nova tatuagem se curar perfeitamente neste momento.

Uma tatuagem geralmente leva cerca de 1-2 semanas para parecer totalmente curada, mas leva mais algumas semanas para ser realmente curada em todas as camadas da pele. A linha do tempo de cura pode depender do tipo de tinta que você obtém, do estilo e do tamanho. Diferentes partes do seu corpo têm sensibilidades e tipos de pele ligeiramente diferentes, o que afetará o quão bem eles absorvem a tinta e a rapidez com que cicatrizam. A cura completa de todas as camadas de pele quebrada pode levar até 4 meses, mesmo que sua tatuagem pareça curada antes desse ponto. O processo de cicatrização varia de acordo com o sistema imunológico de uma pessoa, capacidade de combater infecções e tratamento posterior, especialmente limpeza e proteção solar.

Você acabou de ser tatuado recentemente, e parece incrível. Você tem as instruções do seu artista sobre os cuidados posteriores e está pronto para segui-las ao máximo. Nas próximas semanas, sua pele passará por um processo de cicatrização – veja o que você pode esperar durante esse processo e como para cuidar de todas as etapas. Apenas lembre-se, todo mundo é um pouco diferente fisiologicamente, então seu processo de cura não será exatamente assim, mas será bem próximo. Geralmente, leva de 2 a 3 semanas para sua tatuagem cicatrizar completamente. Fazer sua pesquisa antes de escolher um estúdio de tatuagem respeitável minimizará o risco de complicações e infecções. Lembre-se de que não somos médicos e seu artista não é médico, portanto, ligue para seu médico imediatamente se suspeitar de infecção.

Seu tatuador irá embrulhar sua nova tatuagem na loja, o que a protegerá de bactérias perigosas que entram em sua pele vulnerável nos primeiros dias.
Seu tatuador irá embrulhar sua nova tatuagem na loja, o que a protegerá de bactérias perigosas que entram em sua pele vulnerável nos primeiros dias.

Dia 1: Tenso, brilhante e fresco

Sua tatuagem se parece com o flash nas paredes quando você entrou na loja! Este é o melhor momento para ver como ele ficará essencialmente curado, embora um pouco mais brilhante do que sua forma final. Sua tatuagem ainda é uma ferida aberta neste estágio, portanto, mantenha-a segura e limpa neste primeiro dia e noite. Nos primeiros dias, é extremamente importante enxaguar sua tatuagem com sabão antibacteriano, sem perfume e água quente 2-3 vezes ao dia. Quando você tomar banho durante este estágio, certifique-se de não esfregar sua tatuagem com uma toalha ou você irá agravar sua pele e interromper o processo de cicatrização.

Seu cuidado posterior é uma parte essencial do processo de cura; certifique-se de manter sua tatuagem limpa usando sabão e água morna!
Seu cuidado posterior é uma parte essencial do processo de cura; certifique-se de manter sua tatuagem limpa usando sabão e água morna!

Dias 2-6: Oozy

Uma vez que você fez sua tatuagem e saiu da loja, sua pele provavelmente está empurrando o plasma para fora dessa ferida aberta. Esta é a resposta normal da sua pele à sua nova tinta. O plasma é essencialmente a proteína líquida que compõe 50% do seu sangue; ajuda no processo de cicatrização, ajudando a formar coágulos, crostas e mover outras substâncias pela corrente sanguínea. Quando você remove o embrulho de sua tatuagem, haverá tinta viscosa em todos os lugares – esta é a tinta combinada com células sanguíneas e plasma, empurrada através de sua tatuagem para curar a pele quebrada.

Evite tomar banhos ou passar tempo em banheiras de hidromassagem durante esses estágios de cura; sua tatuagem precisa de tempo para curar, ficando longe de poças e germes.
Evite tomar banhos ou passar tempo em banheiras de hidromassagem durante esses estágios de cura; sua tatuagem precisa de tempo para curar, ficando longe de poças e germes.

Sua tatuagem também pode estar emitindo um pouco de calor – segure sua mão acima dela e essa área específica da sua pele provavelmente estará em chamas. Isso também faz parte do processo de cura. Seus glóbulos brancos e plasma estão reagindo à ferida aberta – isso é uma inflamação natural, uma maneira de seu corpo destruir quaisquer agentes tóxicos (como potencial para infecção) e restaurar o tecido. Seu corpo está fazendo o trabalho duro para basicamente fechar a primeira camada de pele, a epiderme, para que a tatuagem possa viver em sua segunda camada de pele, a derme. Algumas pessoas que têm distúrbios imunológicos, lutam contra a desidratação ou são propensas a hematomas podem apresentar hematomas adicionais neste estágio. Fique de olho, mas isso não é incomum. Mais uma vez, mantenha sua tatuagem limpa e siga as instruções de cuidados posteriores do seu artista. Ao final desta fase, sua tatuagem provavelmente começará a formar crostas.

Dias 7-14: Escamoso e descamação

Nesta fase de cicatrização durante a Semana 2, é normal que as tatuagens scamem e descasquem.
Nesta fase de cicatrização durante a Semana 2, é normal que as tatuagens scamem e descasquem.

Sua tatuagem, especialmente se for mais do que apenas um trabalho de linha, estará com crostas a essa altura. Sua epiderme está se curando e não é mais uma ferida aberta – seus glóbulos brancos, os protetores de seu sistema imunológico, trabalharam em conjunto com as proteínas plasmáticas em seu corpo para criar uma crosta onde estava sua ferida aberta. A tinta ainda está lá, embaixo , mas a primeira camada que estava pairando na epiderme vai se desfazer. Não colha, não descasque, não aperte, não mexa. A maneira como você trata esse estágio pode realmente afetar a arte – confie em nós, nós colocamos nossas tatuagens novas em cantos de mesa suficientes para saber. Você pode usar um pouco de hidratante para manter a pele hidratada, mas não exagere!

Mantenha sua tatuagem levemente hidratada nesta fase de cicatrização para evitar infecções.
Mantenha sua tatuagem levemente hidratada nesta fase de cicatrização para evitar infecções.

A cicatrização demora muito? Sinais para detectar infecção: Estes NÃO são normais e NÃO fazem parte do processo de cicatrização!

  • Lesões vermelhas
  • Febre
  • Gato
  • Tecido duro e levantado
  • Inchaço
  • Vermelhidão
  • Erupções cutâneas

Se você sentir algum desses sintomas por mais de alguns dias, ligue para o seu médico – não para o tatuador – imediatamente.

Dias 15-30: Arte fresca e limpa, mas embotada

Todas as crostas e descamação desapareceram, e sua tatuagem está com uma aparência levemente esticada – ainda é nova, mas a cicatrização está quase pronta. Pode parecer um pouco recuado em sua pele ou com aparência opaca, mas isso é porque você tem uma bela e nova camada de epiderme sobre ela que ainda não se estabeleceu completamente. Essa nova camada de pele acabará se parecendo com o resto da pele, devido à esfoliação natural das células mortas da pele. Então, não se preocupe, sua arte vai brilhar até o final desta fase. Este é um ótimo estágio para hidratar regularmente e acompanhar seu regime regular de cuidados com a pele, para que sua tatuagem possa ter a melhor aparência.

Lembre-se, seguir as instruções de cuidados posteriores do seu artista é a chave para garantir que seu processo de cicatrização ocorra sem problemas. Mantenha sua tatuagem limpa, hidratada quando necessário, seca quando necessário e trate-a com cuidado. Sempre use sabão antibacteriano e um pano ou toalha limpa e seca para secar a área. Nunca esfregue para secar, pois esfregar pode danificar sua pele! Se algo parecer incomum, entre em contato com seu médico de cuidados primários, não com seu tatuador, pois eles não são certificados para diagnosticar um problema. Quando você está no processo de cura, você pode se perguntar por que passou por toda essa dor apenas para ter que passar por uma bagunça cheia de crostas, mas confie em nós – vale a pena. Cuidada adequadamente, a arte em seu corpo durará toda a sua vida.

Quando você dedica um tempo para cuidar de seu processo de cura, sua arte corporal durará toda a sua vida.
Quando você dedica um tempo para cuidar de seu processo de cura, sua arte corporal durará toda a sua vida.

Tudo o que você precisa saber sobre os estágios de cura das tatuagens

tatuagens

Se você for como eu, a cultura pop o familiarizou tanto com o processo de tatuagem quanto com o produto final, mas não tanto com o que acontece no meio. Naturalmente, as perguntas sobre esse estágio intermediário permanecem: quanto tempo uma tatuagem leva para cicatrizar? O processo de cicatrização é doloroso? E quais são alguns sinais de que uma tatuagem não está cicatrizando corretamente? Como dermatologista, posso dizer que essas são perguntas perfeitamente normais de se ter. Então, à frente, sentei-me com minha colega certificada pelo conselho, Dra. Liza A. Moore, e o tatuador Adam Makharita para desmistificar o processo de cicatrização de tatuagens.

 

Estágios de cicatrização de tatuagens

Em nossa experiência, uma tatuagem de cura normal passará por três grandes estágios de cura.

Dias 1 a 3: Inflamação

É normal que uma tatuagem fique vermelha, inchada e sensível nas primeiras 48 a 72 horas. Também pode haver algum vazamento de sangue e/ou tinta durante este período de tempo. 1 Makharita observa que esses sintomas devem melhorar significativamente a cada dia. Sintomas prolongados devem ser avaliados pelo seu tatuador e/ou médico.

Dias: 4 a 14: Recuperação Visível

À medida que o processo de cicatrização continua, a camada superior da pele descama, escamas, crostas e coça – semelhante à resposta que o corpo dá ao se recuperar de uma queimadura solar. Este é um processo de recuperação normal e saudável. 2 Evite coçar, esfregar, cutucar as crostas e remover fisicamente a pele descascada. Fazer essas coisas só pode causar mais lesões e prolongar o período de recuperação.

Dias 14 a 30: Recuperação Invisível

Os sinais visíveis observados acima normalmente se resolvem na terceira semana após o procedimento, em nossa experiência, no entanto, a tatuagem pode permanecer opaca e escura até aproximadamente um mês após o procedimento de tatuagem. Na marca de um mês, a tatuagem pode ter assumido sua cor vibrante permanente. A remodelação da pele sob a tatuagem continuará por três a seis meses quando as tatuagens estiverem totalmente curadas. 3

 

Quanto tempo as tatuagens demoram para cicatrizar?

Em geral, leva aproximadamente um mês a partir do momento da tatuagem para uma tatuagem assumir sua forma permanente em um indivíduo jovem e saudável, embora, como mencionado acima, as tatuagens sejam consideradas totalmente curadas em torno de 3 meses. No entanto, existem alguns fatores que podem influenciar o tempo de cicatrização. Por um lado, tatuagens com áreas de cores mais saturadas podem demorar um pouco mais para cicatrizar. Makharita explica que o pigmento saturado requer mais picadas de agulha para depositar a tinta do que tatuagens mais finas. Isso pode criar uma resposta inflamatória maior, potencialmente exigindo uma fase de recuperação mais longa.

 

Dicas de cura de tatuagens e cuidados posteriores

Ambos os especialistas têm instruções de pós-tratamento ligeiramente diferentes , mas o núcleo de sua rotina é o mesmo: o corpo é capaz de curar a ferida desde que não interfiramos. Makharita enfatiza que a melhora deve ocorrer diariamente, e que a falta de melhora diária pode ser um sinal de atraso na cicatrização de feridas ou infecção.

  1. Use um curativo respirável na primeira semana: como as tatuagens criam uma abertura na pele que permite a entrada de bactérias, Moore recomenda cobrir a tatuagem com um curativo aderente e respirável, como o Derm Shield (US $ 35) na primeira semana. Essas bandagens destinam-se a proteger a ferida da infecção, permitindo que ela respire. Ela recomenda lavar a pele com água e sabão suave e reaplicar o curativo diariamente durante a primeira semana. Após a primeira semana, o curativo pode ser removido. No entanto, é importante continuar a aplicar uma pomada cicatrizante na tatuagem até que todos os sinais de cicatrização tenham desaparecido.
  2. Limpeza com sabonete antibacteriano: Makharita aplica um curativo respirável imediatamente após a tatuagem e prefere que os clientes deixem esse curativo inicial por três dias. Depois de remover o curativo respirável, Makharita recomenda a limpeza com sabonete antibacteriano duas vezes ao dia.
  3. Quebre a pomada curativa: depois que o curativo respirável sair e você limpar com sabonete antibacteriano duas vezes ao dia por cerca de três dias, Makharita recomenda passar a área com Aquaphor Healing Ointment (US $ 10) diariamente. Após a primeira semana fazendo isso, ele recomenda que os clientes façam a transição para limpezas diárias e aplicação de uma loção suave e sem fragrância , como Eucerin Advanced Repair Lotion (US $ 10).

 

Como saber se sua tatuagem não está cicatrizando corretamente

Existem alguns sinais indicadores de que sua tatuagem não está cicatrizando corretamente. Ou seja, se você sentir vermelhidão, inchaço ou coceira além de alguns dias, consulte seu médico. Além disso, se você notar qualquer fluido ou pus escorrendo da tatuagem, isso pode ser um sinal de infecção. 1

 

A derradeira viagem 

O processo de cicatrização de tatuagens é bastante simples. Inchaço, dor e exsudação geralmente desaparecem no terceiro dia e são seguidos por coceira e descamação por mais uma semana, na experiência de nossos especialistas. Sua tatuagem pode até parecer mais escura e sem brilho do que o esperado no primeiro mês. Siga os cuidados adequados do seu dermatologista e/ou tatuador, pois os cuidados adequados podem ajudar a protegê-lo de infecções e criar um melhor resultado de tatuagem.

 

Perguntas frequentes
  • Devo cobrir minha nova tatuagem à noite?

    Na primeira noite com sua tinta fresca, você pode querer embrulhar a área em plástico. (Mas consulte seu tatuador para obter conselhos sobre o assunto.) Depois disso, você quer ter certeza de que a tatuagem está recebendo o máximo de ar possível, livre de cobertura.

  • Posso usar roupas sobre uma nova tatuagem?

    Você pode definitivamente usar roupas sobre sua nova tatuagem (dependendo de onde você foi tatuado, pode ser necessário). Apenas certifique-se de optar por tecidos soltos e naturais, como algodão, e evite roupas apertadas que possam esfregar na tatuagem.

  • Quando posso tocar na minha tatuagem?

    Certifique-se de pedir instruções específicas ao seu tatuador, mas, em geral, sua tatuagem deve ficar sob as bandagens iniciais por pelo menos algumas horas. Durante o processo de cicatrização, você deve tentar apenas tocar sua tatuagem ao limpá-la – e ao limpá-la, certifique-se de ter lavado primeiro. “O passo mais importante seria limpar as mãos antes de limpar suas tatuagens”, diz o tatuador Tuki Carter. “[Recomendo que] você escute as instruções verbais [do seu tatuador] primeiro, depois consulte as instruções escritas depois.”

Tattoodo é o seu destino número um para todas as tatuagens – encontrar uma loja , preparar sua primeira tatuagem , aprender mais sobre a comunidade de tatuagens. Nossos guias são um kit de ferramentas para ajudá-lo a ser o melhor cliente e aprender a trabalhar com seu tatuador para criar a tatuagem dos seus sonhos. Lembre-se: não importa o que você leia na internet, o conselho do seu artista deve ser considerado o padrão-ouro.

fontes:

Artigo Cientifico

UFTP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.